quinta-feira, 12 de maio de 2011

SENSIBILIDADE

Aprenda mais sobre como estar aberto e sensível às dores do outro, e cresça no maior de Deus
Leia e reflita sobre o quadro abaixo:

Participação ativa
Davi sabia que nada pode substituir a participação ativa no sofrimento alheio. Ele poderia simplesmente ignorar a notícia de que os seus mensageiros haviam sido humilhados em público. Afinal, era um homem muito ocupado. Tinha de reinar sobre uma nação inteira. Mas sabia que determinadas situações pedem um envolvimento pessoal, de forma que estendeu a mão para aqueles homens e cuidou deles. Ele não apenas ficou enternecido como também experimentou a mesma dor e vergonha que eles.

1 - Descreva uma ocasião em que alguém lhe fez saber a dor ou a luta por que estava passando. Como você se sentiu? Como você experimentou o amor de Deus por meio dessa pessoa?

2 - Relate uma experiência em que Deus tenha sensibilizado o seu coração de tal maneira que você se sentiu obrigado a participar ativamente do sofrimento de alguém. O que ocorreu em seu coração que o fez agir assim?

Ajuda para agir corretamente
Leia o quadro:

Ao saber da humilhação pública de seus amigos, Davi poderia ter reagido de várias maneiras. Mas ele disse apenas: “Sei que vocês foram muito humilhados. Por isso, voltem para Jericó e esperem a barba crescer de novo. Fiquem ali o tempo necessário, para que não tenham de sofrer ainda mais”. Além de fazê-lo sentir empatia por aqueles homens e desejo de participar de seu sofrimento, o Espírito Santo ajudou Davi a tomar a atitude mais adequada naquela situação.

O Espírito Santo também ajudará você a agir da maneira mais acertada nos momentos difíceis. Ficamos tão preocupados em
não baixar a guarda, para não nos expormos ainda mais, que perdemos a noção da coisa certa a fazer. Temos medo do que pode acontecer se sentirmos empatia por alguém e nos envolvermos em seus problemas. Mas quando você confia em Deus, o Espírito Santo lhe dá exatamente o necessário para cumprir a missão para qual você foi designado. De um momento para o outro, você estará consolando alguém com palavras que não são suas. Irá escutá-lo com uma atenção incomum e encará-lo com uma coragem que jamais imaginou possuir. Irá aconselhá-lo com uma sabedoria vinda do Espírito de Deus e apoiá-lo com uma força muito superior a que lhe é própria. Você servirá as pessoas com uma amabilidade que só o poder do Espírito Santo pode conceder.


3 - Tente lembrar-se de uma ocasião em que o Espírito Santo lhe deu as palavras exatas ou uma percepção extraordinária para ajudar alguém em uma situação difícil. Como você sabe que tais palavras ou percepção vieram de Deus, e não de sua cabeça?

4 - Em quais momentos você sente o Espírito Santo constrangê-lo a ajudar alguém, mas você resiste? O que é preciso acontecer para que o seu coração amoleça e você passe a reagir de acordo com a orientação do Espírito?

5 - O que os membros do grupo podem fazer para encorajá-lo e apoiá-lo, a fim de que você siga as orientações do Espírito nessa área de sua vida?

Enquadrando-se na foto
O maior exemplo de sensibilidade
Enquanto andou na terra, Jesus demonstrou sensibilidade e ternura profundas, tornando-se um exemplo para todos nós. Ao mesmo tempo, era sempre forte e não cedia nem fazia concessões. Jesus é o exemplo perfeito de sensibilidade e força. Leia o Evangelho de Lucas e anote em uma folha todos os exemplos da sensibilidade de Jesus que puder encontrar.

Ore para que o Espírito Santo lhe dê o coração terno de Jesus. Peça também coragem para entrar em ação e participar do sofrimento alheio, quando o Espírito assim o indicar.

Comprometa-se a agir:
Imagine uma pessoa ou situação em relação à qual Deus está tentando fazer com que seu coração seja mais terno e você mais sensível:

6 - Deus quer te tornar mais sensível em relação a que?

Siga os três passos abaixo para crescer em sensibilidade:
- Ore para que o Espírito Santo o ajude a sentir empatia pelo sofrimento dessa pessoa. Tente se colocar na situação dela e peça a Deus que amoleça o seu coração.
- Disponha-se a participar da dor dessa pessoa. Reserve momentos específicos em sua agenda para estender- lhe a mão e cuidar dela.
- Peça ao Espírito Santo que lhe dê entendimento e sabedoria para começar a envolver- se na situação.

7 - Que atitude você sente que o Espírito Santo o está constrangendo a tomar?

UMA SEMANA ABENÇOADA, EM NOME DE JESUS AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário