quinta-feira, 31 de março de 2011

Estudo (Para ser sal e luz)

Jesus usou as metáforas do sal e da luz para explicar como os cristãos devem agir no mundo. Você já pensou o que faz o sal? A primeira coisa que provoca é sede. Já pensou porque os alimentos nos restaurantes são mais salgados? Para você consumir
mais bebidas. A segunda coisa é intensificar o sabor. Já experimentou pipoca ou milho verde sem uma pitada de sal? A segunda é a conservação dos alimentos. Pergunte pessoas que viveram em zonas rurais e não tiveram geladeira em casa, como era feita a conservação dos alimentos. Jesus disse que os cristãos “são sal da terra”. E a luz? Ela ilumina lugares
escuros e nos ajuda a enxergar a direção para que possamos prosseguir.

Texto bíblico: Mateus 5.13-16.
Este chamado de Jesus para sermos sal e luz do mundo está escrito em várias passagens bíblicas: Atos 1.8; 2Co 5.18- 19; Mt 28.19-20 etc. Jesus deseja que todos os cristãos exerçam uma influência benéfica em todo o mundo, reconciliando homens e mulheres perdidos com seu Criador.

Uma equação para a evangelização
Jesus disse que o sal insosso (sem sabor) não provoca sede, não dá sabor e nem impede a decadência moral do moral. Da mesma forma que uma luz escondida debaixo da cama ou fraca não ilumina o ambiente. Vejamos esta equação: AP + EP + CC= IM (AP significa Alta Potência; EP significa Estreita Proximidade; CC significa Comunicação Clara. Resultado: IM que significa Influência Máxima). Para alcançar a influência máxima (IM), Jesus enviou e encheu a vida dos discípulos de algo poderoso (AP), o Espírito Santo. Completando a equação, precisamos estar bem próximos (EP) dos perdidos e utilizar uma comunicação clara do evangelho (CC) para exercer esta influência.

Texto bíblico: Lucas 5.27-32.
Três componentes são necessários na vida do cristão para que alcance influência máxima:
Confiança espiritual. A pessoa que exerce uma influência positiva em nome de Cristo é geralmente dotada de confiança espiritual. Fé autêntica. Os cristãos que exercem influência máxima são espiritualmente autênticos. Seu relacionamento com Cristo é genuíno e pessoal. Urgência com relação ao evangelho. Eles caminham com o propósito no andar, sua luz brilha com clareza.

Disciplinas espirituais
Como os cristãos espiritualmente salgados obtêm confiança e sinceridade? Como aprendem a brilhar com tanta claridade? Eles obtêm praticando as antigas disciplinas espirituais diárias e individuais. Cada um deles tem um lugar separado onde se encontra com Cristo, onde abre a Bíblia e simplesmente deixa a Palavra de Deus se manifestar. Eles oram, pois conhecem o poder da oração. Tem relacionamentos sinceros com cristãos que os ajudam a conciliar vida e fé. Usam seus dons espirituais e saem para divulgar sua fé quando ninguém está olhando.

Conclusão
Você será desafiado a construir pontes e atravessá-las até aos perdidos. Já ouvimos testemunhos daqueles que colocaram sua fé em prática e alcançaram os alvos. O importante é continuar. Desistir jamais! Busque em Deus ser este sal e esta luz que a Palavra dele fala. Seja um efetivo construtor de pontes!
Durante a semana, procure orar por pessoas que ainda buscam o Verdadeiro Caminho. Peça a Deus que elas sejam atraídas para Ele, que abram os olhos para a situação atual de suas vidas e que percebam a necessidade de receber o perdão e compreender o significado da Cruz.


Tenha uma semana abençoada em nome de JESUS, amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário