quinta-feira, 7 de julho de 2011

APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE O ESTRESSE.


Diversos tipos de estresse, que nada mais são do que tensões; curtas ou duradouras, causadas por motivos bons ou ruins (casamento, perda de emprego, nascimento de um filho, fome, trânsito, mudança de cidade, inconformação com peso ou aparência, compra de um imóvel, dificuldade nos estudos, rejeição, calor etc).

Falaremos também sobre nossas próprias reações a essas situações e como nos sobressaímos em algumas delas. Aliás, o próprio Senhor Jesus passou por muitas situações de tensão (estresse) e as atitudes por Ele tomadas foram para nós o início do ensino de como vencer o estresse. Foram eles: Jesus sabia quem de fato era (identidade) e a quem pertencia (Filho de Deus). Por isso, não se deixou manipular, nem sucumbiu às críticas, pois sabia a quem de fato deveria agradar. Por último, Ele sabia qual era sua missão e priorizou cada passo para cumprir (organização e metas).

Outros quatro tópicos do tema:

Delegação de autoridade:
Por que não delegamos autoridade? Por que tentamos fazer tudo sozinhos?

Meditação:
Tenho facilidade de ficar quieto? Quanto tempo gasto a sós com Deus?

Recreação:
Você tem facilidade em descansar? Qual foi o seu último momento de lazer com as pessoas a quem ama?

Transformação:
Uma entrega genuína de sua vida já foi feita de fato a Cristo? Você já experimentou a paz de Deus que excede a todo entendimento?


Para acabar com o estresse leia as referências bíblicas
Salmos 37-5 a 6
Salmos 39-6
Salmos 127-2
Isaías 40-29 a 31
Mateus 6-25 e 31 a 33
Marcos 4-19
Lucas 12-27
Lucas 21-34
I Coríntios 7-32
Filipenses 1-10 a 11
Filipenses 4-6 a 9
I Pedro 5-7

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA, EM NOME DE JESUS, AMÉM.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ORAÇÃO

LIVRO
CAPITULO
VERSíCULO
SALMOS
34
4 e 5
SALMOS
38
15
SALMOS
145
18 e 19
PROVÉRBIOS
15
29
ISAÍAS
55
6
MATEUS
7
7 e 8
MATEUS
18
19
LUCAS
18
1
JOÃO
16
24
ROMANOS
8
26
I TESSALONICENSES
5
17
HEBREUS
4
16
TIAGO
1
6
I CORÍNTIOS
14
14 e 15
FILIPENSES
4
6


TENHA UMA LINDA E ABENÇOADA SEMANA NA PRESENÇA DE DEUS, EM NOME DE JESUS,AMÉM.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

SENSIBILIDADE

Aprenda mais sobre como estar aberto e sensível às dores do outro, e cresça no maior de Deus
Leia e reflita sobre o quadro abaixo:

Participação ativa
Davi sabia que nada pode substituir a participação ativa no sofrimento alheio. Ele poderia simplesmente ignorar a notícia de que os seus mensageiros haviam sido humilhados em público. Afinal, era um homem muito ocupado. Tinha de reinar sobre uma nação inteira. Mas sabia que determinadas situações pedem um envolvimento pessoal, de forma que estendeu a mão para aqueles homens e cuidou deles. Ele não apenas ficou enternecido como também experimentou a mesma dor e vergonha que eles.

1 - Descreva uma ocasião em que alguém lhe fez saber a dor ou a luta por que estava passando. Como você se sentiu? Como você experimentou o amor de Deus por meio dessa pessoa?

2 - Relate uma experiência em que Deus tenha sensibilizado o seu coração de tal maneira que você se sentiu obrigado a participar ativamente do sofrimento de alguém. O que ocorreu em seu coração que o fez agir assim?

Ajuda para agir corretamente
Leia o quadro:

Ao saber da humilhação pública de seus amigos, Davi poderia ter reagido de várias maneiras. Mas ele disse apenas: “Sei que vocês foram muito humilhados. Por isso, voltem para Jericó e esperem a barba crescer de novo. Fiquem ali o tempo necessário, para que não tenham de sofrer ainda mais”. Além de fazê-lo sentir empatia por aqueles homens e desejo de participar de seu sofrimento, o Espírito Santo ajudou Davi a tomar a atitude mais adequada naquela situação.

O Espírito Santo também ajudará você a agir da maneira mais acertada nos momentos difíceis. Ficamos tão preocupados em
não baixar a guarda, para não nos expormos ainda mais, que perdemos a noção da coisa certa a fazer. Temos medo do que pode acontecer se sentirmos empatia por alguém e nos envolvermos em seus problemas. Mas quando você confia em Deus, o Espírito Santo lhe dá exatamente o necessário para cumprir a missão para qual você foi designado. De um momento para o outro, você estará consolando alguém com palavras que não são suas. Irá escutá-lo com uma atenção incomum e encará-lo com uma coragem que jamais imaginou possuir. Irá aconselhá-lo com uma sabedoria vinda do Espírito de Deus e apoiá-lo com uma força muito superior a que lhe é própria. Você servirá as pessoas com uma amabilidade que só o poder do Espírito Santo pode conceder.


3 - Tente lembrar-se de uma ocasião em que o Espírito Santo lhe deu as palavras exatas ou uma percepção extraordinária para ajudar alguém em uma situação difícil. Como você sabe que tais palavras ou percepção vieram de Deus, e não de sua cabeça?

4 - Em quais momentos você sente o Espírito Santo constrangê-lo a ajudar alguém, mas você resiste? O que é preciso acontecer para que o seu coração amoleça e você passe a reagir de acordo com a orientação do Espírito?

5 - O que os membros do grupo podem fazer para encorajá-lo e apoiá-lo, a fim de que você siga as orientações do Espírito nessa área de sua vida?

Enquadrando-se na foto
O maior exemplo de sensibilidade
Enquanto andou na terra, Jesus demonstrou sensibilidade e ternura profundas, tornando-se um exemplo para todos nós. Ao mesmo tempo, era sempre forte e não cedia nem fazia concessões. Jesus é o exemplo perfeito de sensibilidade e força. Leia o Evangelho de Lucas e anote em uma folha todos os exemplos da sensibilidade de Jesus que puder encontrar.

Ore para que o Espírito Santo lhe dê o coração terno de Jesus. Peça também coragem para entrar em ação e participar do sofrimento alheio, quando o Espírito assim o indicar.

Comprometa-se a agir:
Imagine uma pessoa ou situação em relação à qual Deus está tentando fazer com que seu coração seja mais terno e você mais sensível:

6 - Deus quer te tornar mais sensível em relação a que?

Siga os três passos abaixo para crescer em sensibilidade:
- Ore para que o Espírito Santo o ajude a sentir empatia pelo sofrimento dessa pessoa. Tente se colocar na situação dela e peça a Deus que amoleça o seu coração.
- Disponha-se a participar da dor dessa pessoa. Reserve momentos específicos em sua agenda para estender- lhe a mão e cuidar dela.
- Peça ao Espírito Santo que lhe dê entendimento e sabedoria para começar a envolver- se na situação.

7 - Que atitude você sente que o Espírito Santo o está constrangendo a tomar?

UMA SEMANA ABENÇOADA, EM NOME DE JESUS AMÉM.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

TRIBULAÇÃO

“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’ e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito” (Marcos 11:23)

Nós temos que falar ao monte; ao problema, à miséria, à doença, à dor, que saia de nossa vida. O que remove a montanha é a nossa palavra.

Costumo explicar assim: A fé é o combustível, a palavra é o veículo. Nenhum veículo anda sem combustível e nenhum combustível, sozinho, remove uma montanha. Determinar não é dar ordens a Deus, mas sim, ordenar ao diabo que tire de nós as suas garras e desapareça da nossa vida; do nosso dinheiro, da nossa família. Devemos determinar e obedecer a Palavra de Deus.

Quando determinamos em nome de Jesus o poder de Deus entra em ação e realiza aquilo que buscamos seguindo a vontade Dele. Se você determinar em nome de Jesus, você pode estar certo de que sua ordem não falhará. A palavra de Jesus nunca passará ainda que os céus e a terá passem (Mateus 24:35)

Diga ao diabo que de agora em diante você não se submeterá aos seus ataques. Declare que você conhece a verdade e a verdade te libertará completamente. Diga-lhe que você nem ao menos precisa pedir a Deus que o cure ou qualquer outra benção, porque Jesus já nos fez mais que vencedores em todas as coisas. Dirija-se ao inimigo e ao sofrimento repreendendo-os, exigindo no nome de Jesus que desaparecem e saiam completamente de sua vida. Confesse que você já foi curado e liberto das maldições por Cristo Jesus em sua morte de Cruz.

Texto bíblicos
LIVRO
CAPITULO
VERSÍCULO
Tiago
5
10 e 11
Filipenses
4
12 e 13
2
9 e 10
Eclesiastes
4
9 a 12
Provérbios
18
10 e 21
Provérbios
21
5 e 31
Provérbios
4
26 e 27
Romanos
12
12
Salmos
34
17 e 20
Salmos
30
5
I Coríntios
15
25
Romanos
8
18 e 24
Efésios
5
20
Salmos
27
5
Salmos
34
17 e 20
Salmos
108
13
Lucas
21
18
II Timóteo
3
10 e 11

                              


Ler salmos 107 (todo) principalmente os versículos 28 a30

quinta-feira, 14 de abril de 2011

VIVENDO EM PAZ.

Feitos de modo especial e admirável

Muitas pessoas têm paz com Deus, mas ainda lhes falta a sensação de bem-estar, pois não firmaram a paz com aqueles que Deus criou para ter paz com elas. Olhamos para nós mesmos e não nos alegramos com a obra de Deus em nós. A paz precisa ser completa.

Texto bíblico: Romanos 12.9-21.

Paz com nós mesmos. Você talvez já olhou para algum detalhe de sua vida, ou uma área, e pensou: “Se ao menos eu tivesse ou pudesse mudar isso ou aquilo...” Mesmo experimentando o perdão de Jesus e a reconciliação com Deus Pai, não consegue experimentar a alegria de ser uma criatura única em toda a criação para refletir a glória de Deus. Vive infeliz, inseguro e insatisfeito. Aceitar a si mesmo como Deus o criou é um hábito saudável que precisa ser praticado. A paz e a presença de Deus nos proporcionam regozijo pelo que somos de fato e nos torna agradecidos pela posição em que Deus nos colocou nesta vida.

Paz com os outros
Você pode se reconciliar com Deus e consigo mesmo, contudo, se não estiver em paz com alguém, a sua paz não é plena. Amar o seu próximo como a ti mesmo é o segundo mandamento de Jesus (Mt 22.39). Deus quer que você tenha paz com aqueles que o rodeiam. Se estiver em guerra no relacionamento com alguém, quer seja pais, filhos, irmãos, colegas de trabalho e até mesmo irmãos da fé, o Espírito Santo trabalhará em sua vida até que seja capaz de se aproximar da pessoa e propor: “Não quero apenas parar de brigar com você ou assumir uma atitude civilizada. Desejo reconciliar-me e manter um relacionamento de amor em Cristo”.

Conclusão
A Bíblia é nosso verdadeiro manual de aprendizagem para nos relacionar com Deus, com nós mesmos e com nossos semelhantes. Em Romanos 12.18, somos ensinados: “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”. Esta paz não é a nossa, mas de Deus. Se você já está reconciliado com Deus por meio de Jesus Cristo, usufruindo a paz celestial, o Espírito Santo o capacita também a estar em paz consigo mesmo e com os outros.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dai graças de todo coração.

Começando o dia com uma atitude de gratidão

A Bíblia diz em Salmos 92.1-2
Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade”. Dar graças a Deus em todas as situações. A Bíblia também diz em I Tessalonicenses 5.18: “Em tudo daí graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Dar graças por tudo é reconhecer a soberania de Deus e que Ele é o doador das bênçãos. Em Salmos 103.2 está escrito: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”. Gratidão faz parte da vida do servo de Deus.

Texto bíblico: I Pedro 1.3-9.

Por que ser grato a Deus?

Deus nos deu vida, e preparou um mundo especial para nos agradar. Ele é a fonte das nossas necessidades diárias. O discípulo de Cristo sente gratidão por muitas razões, sejam bênçãos materiais ou espirituais.

Compartilhando: O que aconteceu com você nesta semana em que foi agradecido a Deus?

Deus enviou sua luz para o coração dos homens na pessoa de Jesus Cristo. Hoje, recordamos todo este amor por meio da Ceia do Senhor, lembrando a morte de Cristo e sua vitória na cruz. Nele somos vitoriosos e por isto, Deus nos usa para proclamar sua Palavra. Estes e muitos outros são os motivos de sermos gratos a Deus.

Compartilhando: De que modo você pode demonstrar sua gratidão a Deus?

Nossas orações, nosso louvor, nossa adoração e principalmente nossa obediência a Deus e à sua Palavra são demonstrações de nossa gratidão. A Bíblia nos orienta que não devemos agradecer porque as coisas estão favoráveis a nós, mas também nas aflições e tribulações, quando o valor de nossa fé é provado. As provações são difíceis, mas necessárias.

Compartilhando: Você já viveu uma situação de imensa tribulação e que teve atitudes gratidão a Deus por estar passando por ela?

Devemos também ser agradecidos por aqueles que nos ajudaram em nossa caminhada, como nossos pais, parentes ou amigos. Não esquecendo também daqueles que têm nos incentivado na jornada cristã (Hebreus 13.7; Efésios 6. 6).

Compartilhando: Você já agradeceu aquele (a) que o ajudou na sua caminhada cristã? Gostaria de compartilhar um pouco esta
experiência?

Conclusão
Apesar das lutas e provações que tem experimentado em sua carreira de fé, o cristão verdadeiro é plenamente capaz de dar graças a Deus em todas as situações, pois ele é seguro de sua identidade em Cristo e firme nas promessas da Palavra de Deus (Romanos 8.28). Um coração grato é uma demonstração de fé, de confiança na fidelidade e no amor de Deus.


Tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Estudo (Para ser sal e luz)

Jesus usou as metáforas do sal e da luz para explicar como os cristãos devem agir no mundo. Você já pensou o que faz o sal? A primeira coisa que provoca é sede. Já pensou porque os alimentos nos restaurantes são mais salgados? Para você consumir
mais bebidas. A segunda coisa é intensificar o sabor. Já experimentou pipoca ou milho verde sem uma pitada de sal? A segunda é a conservação dos alimentos. Pergunte pessoas que viveram em zonas rurais e não tiveram geladeira em casa, como era feita a conservação dos alimentos. Jesus disse que os cristãos “são sal da terra”. E a luz? Ela ilumina lugares
escuros e nos ajuda a enxergar a direção para que possamos prosseguir.

Texto bíblico: Mateus 5.13-16.
Este chamado de Jesus para sermos sal e luz do mundo está escrito em várias passagens bíblicas: Atos 1.8; 2Co 5.18- 19; Mt 28.19-20 etc. Jesus deseja que todos os cristãos exerçam uma influência benéfica em todo o mundo, reconciliando homens e mulheres perdidos com seu Criador.

Uma equação para a evangelização
Jesus disse que o sal insosso (sem sabor) não provoca sede, não dá sabor e nem impede a decadência moral do moral. Da mesma forma que uma luz escondida debaixo da cama ou fraca não ilumina o ambiente. Vejamos esta equação: AP + EP + CC= IM (AP significa Alta Potência; EP significa Estreita Proximidade; CC significa Comunicação Clara. Resultado: IM que significa Influência Máxima). Para alcançar a influência máxima (IM), Jesus enviou e encheu a vida dos discípulos de algo poderoso (AP), o Espírito Santo. Completando a equação, precisamos estar bem próximos (EP) dos perdidos e utilizar uma comunicação clara do evangelho (CC) para exercer esta influência.

Texto bíblico: Lucas 5.27-32.
Três componentes são necessários na vida do cristão para que alcance influência máxima:
Confiança espiritual. A pessoa que exerce uma influência positiva em nome de Cristo é geralmente dotada de confiança espiritual. Fé autêntica. Os cristãos que exercem influência máxima são espiritualmente autênticos. Seu relacionamento com Cristo é genuíno e pessoal. Urgência com relação ao evangelho. Eles caminham com o propósito no andar, sua luz brilha com clareza.

Disciplinas espirituais
Como os cristãos espiritualmente salgados obtêm confiança e sinceridade? Como aprendem a brilhar com tanta claridade? Eles obtêm praticando as antigas disciplinas espirituais diárias e individuais. Cada um deles tem um lugar separado onde se encontra com Cristo, onde abre a Bíblia e simplesmente deixa a Palavra de Deus se manifestar. Eles oram, pois conhecem o poder da oração. Tem relacionamentos sinceros com cristãos que os ajudam a conciliar vida e fé. Usam seus dons espirituais e saem para divulgar sua fé quando ninguém está olhando.

Conclusão
Você será desafiado a construir pontes e atravessá-las até aos perdidos. Já ouvimos testemunhos daqueles que colocaram sua fé em prática e alcançaram os alvos. O importante é continuar. Desistir jamais! Busque em Deus ser este sal e esta luz que a Palavra dele fala. Seja um efetivo construtor de pontes!
Durante a semana, procure orar por pessoas que ainda buscam o Verdadeiro Caminho. Peça a Deus que elas sejam atraídas para Ele, que abram os olhos para a situação atual de suas vidas e que percebam a necessidade de receber o perdão e compreender o significado da Cruz.


Tenha uma semana abençoada em nome de JESUS, amém